Museu mArte

Roda

A roda é a melhor invenção do ser humano, dizem por aí. E eu até que concordo, porque ela move o mundo e as pessoas. Uma roda não tem começo ou fim, todos os seus pontos são igualmente importantes. Portanto a roda é simbolo de união, afinal não pode ser uma roda se um pedaço estiver faltando. E por favor, não se engane não estou falando sobre as rodas dos carros, e menos ainda das engrenagens das máquinas. Estou falando do melhor tipo de roda que existe, composta por nós, pessoas.

Quando a gente é criança, muitas brincadeiras são em roda, porque assim todo mundo consegue se olhar no olho. E esse contato torna a experiência muito melhor.

Em volta de uma fogueira, todo mundo é aquecido pelo mesmo fogo, e numa praça qualquer o fogo pode ser passado de mão em mão, seguindo a roda.

Uma roda de conversa nos leva muito além do que as rodas materiais são capazes de nos levar. Todos unidos ali, naquele momento, juntos, discutindo de igual pra igual. É assim que funciona a manisfetação cultural. Em conjunto. Não é à toa que música e roda andem de mãos dadas. Capoeira, choro e samba são tocados em roda. Nos show de rock a galera abre a roda pra mandar um mosh. Nas batalhas de break, rima, grafite e poesia, a roda serve de holofote pra individualidade de quem tá dentro ser apreciada por todos.

Porque quando estamos em roda, estamos unidos, e só assim podemos fazer progresso. E é por isso que eu não nego: a roda é a melhor invenção do universo.


<- Voltar